Busca: Marca:
02/09/2016 | 6º ENCONTRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DA WCM ANESTESIA
A MA Hospitalar se sente grata por contribuir com acontecimentos como este

 

O 6º ENCONTRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA da WCM Anestesia ocorreu no dia 27 de Agosto e teve como tema principal a anestesia sem opioides.

 

 

A anestesia opioid free tem se mostrado um caminho de evolução com muitos benefícios, pois diminui os riscos de o paciente passar por esses e outros problemas, como enjoo, vômito, coceira e retenção urinária. ”

                                                                                                                               Dr. Luiz Fernando Falcão

   

 

O Dr. Luiz Fernando Falcão - médico formado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, com pós-graduação Lato Sensu (residência médica) em Anestesiologia pela UNIFESP-EPM e título de especialista pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia/Associação Médica Brasileira - lecionou o curso de capacitação prática que ocorreu no Hospital Novaclínica, em São José dos Pinhais – PR.

 

O curso de capacitação Anestesia Livre de Opoides teve como objetivo orientar médicos anestesistas a utilizar menos os tradicionais opioides - fármacos que atuam nos receptores opioides neuronais, que são muito comuns e eficazes nas anestesias, entretanto, podem trazer problemas no pós-operatório, como dificuldades respiratórias e alta sensibilidade à dor. Durante o curso, a técnica foi aplicada em cirurgia bariátrica por videolaparoscopia e foi também demonstrado os casos em que a opioid free (livre de opioides) é mais indicada. ​Falcão traz a técnica da Bélgica, onde esteve em maio, quando foi se aperfeiçoar no serviço de anestesia do hospital AZ Sint-Jan, em Bruges, referência mundial em cirurgia de obesidade.

 

 

Fonte: Claudia Gruntoski de Oliveira - WMC Anestesia
           Psicóloga CRP 08/04147


Postado por: Danrley Bersagui

Comentários - MA